FIQUE SABENDO



No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Marcos das Conquistas das Mulheres na História

1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres


5 comentários:

  1. Eu era contratada da prefeitura e fui passada pra nova rio e o pagamento que era pra sai no dia 5 ate hoje não saiu ligo pra nova rio e ninguém imforma nada na ultima quinta-feira liguei e me imformarão que o pagamento seria deposiado na conta e ate hoje não entrou na minha conta , Pesso por favor que se pronuncie pos tenho aluguel pra pagar estou sendo quase despejada se trabalhei quero receber ..
    Eu to contigo Maria

    ResponderExcluir
  2. Venho por meio desta informar que a população de Araruama esta indignada com a situação dos meios de transportes, estão tirando as VANS
    Estamos vivendo uma época de escravidão, so podemos fazer o que os prefeitos impõe
    Não pode ser assim, pagamos IPTU, IPVA ,ALUGUEL, TAXA DE INCENDIO, PEDÁGIO, TAXA DE ILUMINAÇÃO,E ETC PAGAMOS PRA TUDO, PRA NASCER E MORRER, mesmo pagando pela nossa liberdade ainda temos que viver sobre as ordens de prefeitos que so sabem encher o bolso e não fazer por onde melhorar nossa saude e educação
    Querem tirar as vans, que tanto precisamos, pois nos traz conforto e cumplicidade nos horarios, e quanto ao onibus Montes Branco não existe fiscalização onde precisaria. É um horror andar de onibus, pois PAGAMOS 3,35 PRA ANDAR EM PÉ SACULEJANDO, sem contar no valor que é um assalto um absurdo R$3,35 linha CABO FRIO A SAO PEDRO DA ALDEIA, CABO FRIO A ARARUAMA, ARARUAMA A BACAXA E VICE-VERSA, so temos onibus de hora em hora, isso quer dizer que ou chego atrasada ou chego adiantada 40 minutos, pois o horario de onibus via Cabo Frio a Bacaxá e de 1 hora e 40 minutos, isso é absurso, são mais ou menos 56 km
    Queremos VAN pois pagamos mais barato, andamos so sentada, e de 10 em 10 minutos, isso sim é respeito a humanidade..
    Pedimos que sua equipe esteja ao local, Rodoviária de Arauama no horario de 7:30 as 8:30, para que sejam feitas entrevista do povo, precisamos de atenção e respeito, afinal todos precisam de todos...
    Sobre a fiscalização de Vans quero fazer outra Denuncia que eu tive iniciativa de fazer....Aqui estão algumas placas de Onibus que estão com os IPVA atrasados, pois se existe fiscalização de Van tem quer existir de Ônibus.
    KVV-2170 – KXQ-1041 – LKT-8170 – KVI-2746 – LPC-3560
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO

    ResponderExcluir
  3. mariangela ferreira giroquinta-feira, 30 dezembro, 2010

    Tadeu,fiquei muito triste, de ter participado, do envelope premiado.ganhei,50reais,nao pelo premio que iria me ajudar muito.mas por nao poder usar este premio.quando peguei o cartao,me falaram que eu poderia usar, com5 dias uteis,fui sorteada dia 22/12/10.ate hoje nao posso usar o cartao,nao entrou nem,1real de credito.bjs

    ResponderExcluir
  4. que a prefeitura de Macaé não abriu vagas nas creches do bairro parque aeroporto alegando que as crianças a partir de 4 anos que são abrigadas a esta na escola.por esse motivo tive que matricula meu filho na creche do bairro Ajuda de cima,e a prefeitura não disponibilizou o meio de transporte.

    ResponderExcluir
  5. marcia eu queria saber quando começa o multirao de presidio de campos de goitacazes

    ResponderExcluir